Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), muque ou moque em português, é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo REA - Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC pode ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, o MOOC normalmente não exigem pré-requisitos mas também não oferecem certificados de participação. Talvez no futuro possa haver validação por uma Universidade através de uma avaliação presencial.
O primeiro MOOC em língua portuguesa foi o MOOC EaD, sobre Educação a Distância, coordenado pelos professores brasileiro João Mattar e português Paulo Simões com o apoio do TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no segundo semestre de 2012, mas que não ofereceu certificação. De Abril a Junho de 2013, João Mattar coordenou o MOOC LP (Língua Portuguesa), que teve 5.100 inscritos e certificação emitida pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
Os MOOCs são mais estruturados, como um curso tradicional e geralmente, com pouquíssimas exceções, não apresentam conteúdos licenciados de forma aberta. São cursos de acesso livre, mas não necessariamente abertos no que se refere à adaptação, reuso e redistribuição do conteúdo.
Os MOOCs estão alinhados com os princípios da educação aberta, que entre outras características, preveem flexibilidade e redução de barreiras de acesso, além de grande diversidade de material utilizado durante o curso. Educação aberta é um conceito que existe há muitas décadas, mas que agora se reconfigura com o avanço da tecnologia e novas possibilidades de distribuição de conhecimento, acesso e licenças abertas.
VANTAGENS
Comodidade - As aulas podem ser feitas sem que os alunos se preocupem com a locomoção. Alunos de várias partes do Brasil podem ter aulas nos melhores cursos da Europa.
Redução de custos - Existem sites que disponibilizam cursos totalmente gratuitos, as aulas podem ser dadas a um número de alunos maior que o normal, pois, não há necessidade de ocupação de um espaço físico.
MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelo REA - Recursos Educacionais Abertos. Embora o projeto e participação em um MOOC pode ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, o MOOC normalmente não exigem pré-requisitos mas também não oferecem certificados de participação. Talvez no futuro possa haver validação por uma Universidade através de uma avaliação presencial.
O primeiro MOOC em língua portuguesa foi o MOOC EaD, sobre Educação a Distância, coordenado pelos professores brasileiro João Mattar e português Paulo Simões com o apoio do TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no segundo semestre de 2012, mas que não ofereceu certificação. De Abril a Junho de 2013, João Mattar coordenou o MOOC LP (Língua Portuguesa), que teve 5.100 inscritos e certificação emitida pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
Os MOOCs são mais estruturados, como um curso tradicional e geralmente, com pouquíssimas exceções, não apresentam conteúdos licenciados de forma aberta. São cursos de acesso livre, mas não necessariamente abertos no que se refere à adaptação, reuso e redistribuição do conteúdo.
Os MOOCs estão alinhados com os princípios da educação aberta, que entre outras características, preveem flexibilidade e redução de barreiras de acesso, além de grande diversidade de material utilizado durante o curso. Educação aberta é um conceito que existe há muitas décadas, mas que agora se reconfigura com o avanço da tecnologia e novas possibilidades de distribuição de conhecimento, acesso e licenças abertas.
VANTAGENS
Comodidade - As aulas podem ser feitas sem que os alunos se preocupem com a locomoção. Alunos de várias partes do Brasil podem ter aulas nos melhores cursos da Europa.
Redução de custos - Existem sites que disponibilizam cursos totalmente gratuitos, as aulas podem ser dadas a um número de alunos maior que o normal, pois, não há necessidade de ocupação de um espaço físico.
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